
O Governo prevê investir 60 milhões de euros em nova capacidade de armazenamento para trazer para Portugal reservas estratégicas de crude que estão em França. Uma parte dos stocks saiu do país no ano passado porque a Galp já não podia recebê-los em Matosinhos, após o fecho da refinaria, deixando limitada a capacidade nacional disponível.
Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente, esclareceu que Portugal não enviou combustível para abastecer França. A distinção é importante: as reservas foram armazenadas em território francês por falta de capacidade, mas não foram mobilizadas para consumo francês, segundo a explicação dada pela governante.
O investimento anunciado destina-se a construir mais capacidade de armazenamento de crude em Portugal. Não corresponde à compra de petróleo adicional nem a uma redução imediata do preço nos postos de abastecimento; trata-se de uma intervenção em infraestrutura para que os stocks estratégicos possam ficar fisicamente no país.
As reservas estratégicas existem para responder a perturbações no fornecimento de energia. A sua localização fora do território nacional não significa que deixem de pertencer a Portugal, mas cria uma dependência logística e contratual que o Governo pretende reduzir ao recuperar capacidade própria.
O caso ganhou dimensão política depois de declarações de José Luís Carneiro sobre o tema. A ministra classificou-as como irresponsáveis e falsas, insistindo que apenas uma pequena parte das reservas está em França e que não houve envio de combustível para apoiar o abastecimento daquele país.
O fecho da refinaria de Matosinhos é o elemento material que explica a decisão de armazenamento no estrangeiro. Sem a capacidade anteriormente associada à Galp naquele local, o sistema português teve de recorrer a espaço fora do país para acomodar parte dos stocks, situação que o novo investimento pretende inverter.
Os 60 milhões de euros são uma estimativa de investimento, não uma obra concluída. O calendário, a localização concreta das novas instalações, a capacidade a criar e o modelo de contratação serão determinantes para saber quando as reservas poderão regressar e em que quantidade.
Para os consumidores, o efeito directo não é uma alteração automática no preço do gasóleo ou da gasolina. O resultado tangível, se o projecto avançar, será uma maior capacidade de manter reservas estratégicas em Portugal, reduzindo a necessidade de recorrer a armazenamento em França depois do encerramento de Matosinhos.
A explicação do Governo separa duas perguntas que surgiram no debate: onde estão armazenados os stocks e para que foram usados. Segundo a ministra, uma pequena parte está em França por limitação de capacidade portuguesa, mas não foi retirada para abastecer o mercado francês. Esta diferença tem consequência prática para a leitura da segurança energética: o desafio identificado é de armazenamento e acesso logístico, não de desvio de reservas para outro país. A futura infraestrutura terá de demonstrar que dispõe de espaço suficiente para evitar repetição dessa dependência depois de Matosinhos.
Manter stocks estratégicos perto do território a que servem pode simplificar a gestão em situações de perturbação, desde que existam instalações adequadas e regras claras de mobilização. O Governo identifica essa insuficiência como consequência do fim da capacidade de Matosinhos. O investimento só resolverá o problema descrito quando a construção estiver concluída e as reservas puderem ser transferidas com segurança para instalações portuguesas.



0 comentários
Inicia sessão para participares na conversa.